Programas de melhoria de documentação clínica ajudam hospitais e outras instituições médicas a documentar registros médicos de forma Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa completa e precisa. A documentação clínica é de extrema importância para os hospitais na sequência de novos regulamentos federais e estaduais que pesam o pagamento dos cuidados de saúde em relação aos resultados de qualidade. A precisão dos dados sobre a gravidade da doença e o risco de mortalidade são alguns pontos que afetam a qualidade dos resultados de uma instituição médica que muitas seguradoras levam em consideração na hora de calcular os pagamentos aos seus clientes.
Os programas de melhoria da documentação clínica coletam dados do paciente referentes a todo o período de internação, incluindo estado de saúde no momento da admissão, diagnósticos, procedimentos laboratoriais e equipamentos utilizados e medicamentos administrados. Os dados também incluem o histórico médico do paciente e qualquer diagnóstico secundário feito. Como os dados são coletados em sua totalidade, facilita a codificação e melhora a qualidade dos relatórios de assistência à saúde. Esses programas também educam e treinam a equipe de saúde em relação às diretrizes de documentação. O cerne do programa é garantir que o atendimento ao paciente seja consistente e completo e que todo o histórico médico do paciente esteja disponível em um local central acessível a profissionais de saúde autorizados em qualquer lugar e a qualquer momento.
Vários programas de melhoria da documentação clínica foram desenvolvidos por vários provedores de serviços, como os desenvolvidos pela 3M, HP3 e Wishard. A 3M desenvolveu um software CDIP que ajuda a agrupar com precisão os casos hospitalares e avaliar corretamente a gravidade da doença e o risco de mortalidade. O software também ajuda a equipe de saúde a identificar rapidamente o plano de saúde exigido pelo paciente e determina o tempo de internação necessário. O CDIP desenvolvido pela HP3 garante que o ciclo de receita do hospital seja preciso e reflita corretamente os níveis de acuidade do paciente. A HP3 também criou programas de software que treinam médicos e outras equipes clínicas em documentação, relatórios resumidos e resultados financeiros. O CDIP desenvolvido pela Wishard se concentra em garantir a documentação médica que cria consistência entre os relatórios sobre a gravidade da doença de um paciente fornecidos pelo hospital e os relatados pelos médicos.
Em outras palavras, os programas de melhoria da documentação clínica ajudam a refletir com precisão os serviços de saúde prestados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas desde o momento do diagnóstico até a recuperação ou alta do paciente. Isso torna os médicos mais responsáveis por suas ações e também garante que o paciente receba um diagnóstico preciso e um tratamento completo, sem perder nenhuma informação minuciosa de seu histórico médico.